Número de Centros de Referência de Assistência Social (CRAS)

Identifica o número de Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) que responderam ao Censo SUAS, em determinado limite geográfico.

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) são equipamentos estatais de proteção social básica e buscam prevenir riscos por meio do fortalecimento de vínculos familiares e sociais, garantia de acesso a direitos da cidadania e desenvolvimento das capacidades dos seus atendidos. Têm como atribuições o Programa Bolsa Família, Renda Cidadã, Benefício de Prestação Continuada(BPC), Programa de Capacitação para o Trabalho; e os serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e Proteção Social Básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosas.

Os Centros de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) são equipamentos que integram a Proteção Social Especial do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e atendem indivíduos e famílias vítimas de violências, negligência, maus tratos e/ou discriminações sociais. Assim, esses equipamentos atuam em casos onde o risco social já se instalou e os direitos foram violados, buscando amenizar os efeitos destas violações sobre a vida dos indivíduos. Os CREAS oferecem serviços de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI); Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA), e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC); Serviço Especializado em Abordagem Social; Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias; Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua.

carregando indicadores
Compare com outras localidades

Localidade
Filtro
Último valor

Baixar todos os dados do indicador

Excel (csv) LibreOffice (ods) Excel (xls)